Palestrantes

Se você desenvolveu algum projeto utilizando Software Livre apresente no evento.

Douglas Vigliazzi é Usuário Linux desde 1998, atuando na comunidade como disseminador da cultura e os valores FOSS. Profissional Certificado LibreOffice para Migração e Treinamento, membro do Fórum de Software Livre da UNESP, da Comunidade LibreOffice Brasil e da The Document Foundation, colaborador da tradução dos manuais do LibreOffice e da LibreOffice Magazine e eventualmente DJ.
Valdir Barbosa – Trabalha na UNESP na Faculdade de Engenharia Campus Ilha Solteira desde 1988. Usuário de GNU / Linux desde 1999. Em 2007, iniciou o projeto de migração para software livre na administração da Unesp Ilha Solteira. Profissional Certificado LibreOffice para Migração e Treinamento, membro do Fórum de Software Livre da UNESP, da Comunidade LibreOffice Brasil e da The Document Foundation.
Colaborador do projeto LibreOffice Magazine e apoio voluntário em listas do LibreOffice e askbot.
Marcel Ribeiro Marcel Ribeiro Dantas é Engenheiro de Computação pela UFRN, atualmente cursando especialização em Big Data na mesma instituição. Pesquisador, coordena projetos de pesquisa no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde tendo conquistado ao longo dos últimos 5 anos prêmios em competições, artigos publicados, patentes, registros de software, capítulos de livro e diversos projetos, vários destes na área de imagens médicas. Ativista de Software Livre há mais de uma década, vem desde 2007 palestrando sobre o tema, tendo se tornado há alguns anos Embaixador Fedora.
Nilton Heck é diretor executivo da Conbuss e formado em Gestão de Informação pela UFPE. Há 10 anos no mercado digital na progrmação e também gestão de equipes de programação. Atualmente coordena o núcleo de desenvolvimento na Conbuss, empresa de desenvolvimento de software que opera (quase) toda sua infraestrutura local em código livre.
Henrique Foresti é mineiro, natural de Varginha, atua nas áreas de Robótica e Eletrônica Embarcada. É engenheiro de sistemas do Bio Robotics Fusion, área que desenvolve a Robótica e Biologia Sintética no CESAR, idealizador da plataforma Robô Livre  e professor do curso tecnólogo em Engenharia Mecatrônica do SENAI.
Graduou-se em Ciências da Computação pela UEMG e é Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE. Atua também como curador dos principais eventos de Robótica e Tecnologia da América Latina e desenvolve projetos de pesquisa e inovação em parceria com diversas instituições, em especial nas áreas de robôs domésticos,  robótica pedagógica, robôs terrestres, veículos aéreos não tripulados e plataformas de telemetria, processamento e comunicação.
Rafael Peregrino Rafael Peregrino: Rafael é Engenheiro Eletricista, Mestre em Automação pela UNICAMP e atuou por 5 anos como professor convidado da Universidade Politécnica de Berlim. Administrador de sistemas UNIX desde 1991 (SunOS e IBM AIX), começou a trabalhar com Linux em 1996. Atuou como Production Manager da innominate AG e foi Diretor de Tecnologia da bone labs GmbH, empresa de segurança em TI, ambas na Alemanha. Ingressou na Cyclades Alemanha (hoje Avocent) como Gerente de Engenharia de Vendas e de P&D em 2002. Retornando ao Brasil em 2004, fundou a Linux New Media do Brasil, editora responsável pela publicação da Linux Magazine e Ubuntu Users no Brasil e Portugal.
Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris v (René Descartes) em 1999. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua na área de Interação Humano Computador, com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem e redes sociais. É líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. É Coordenador das Comunidade do Amadeus e Openredu.
Gileno
Gileno é Graduando em Ciência da Computação pela UFPE, Co-fundador do PyCursos, onde é responsável pelos cursos presenciais e online do framework Django há mais de 2 anos. É analista na empresa Dantas Engenharia de Avaliações onde desenvolve a plataforma de ensino da empresa para cursos de Avaliação de Imóveis, e desenvolve o software chamado SAB (Sistema de Avaliação de Bens) voltado para a área de Engenharia de Avaliação trabalhando com estatística clássica e Inteligência Artificial. Trabalha com Python desde 2008, participando ativamente das comunidades de Python e Django no Brasil, principalmente da comunidade PUG-PE (Python User Group PE) onde é um dos moderadores. Tem interesses em: Desenvolvimento Web, Python, Django, Inteligência Artificial, Engenharia de Avaliação, Usabilidade e Empreendedorismo.
Pedro Augusto Pedro Augusto: Sólida experiência de 14 anos na área de modelagem 3D, tendo seu início de carreira no estúdio de Animação da faculdade AESO em Olinda como diretor do projeto de animação em Blender (loss). Posteriormente atuou no mercado em São Paulo por 6 anos passando por grandes projetos e empresas como: Gameloft, Casablanca Filmes, como supervisor de modelagem, Z-Axis, como 3D artist sênior e por último Glu Mobile, como 3D artist sênior para jogos em Ipad.

Toda sua trajetória pautada em liderança em projetos publicitários para empresas multinacionais e nacionais utilizando primordialmente a ferramenta Blender para compor as criações.

Davis Paiva Davis Paiva:Conhecimento Avançado em Softwares Proprietários , conhecimento Avançado em Softwares Livres, conhecimento em Infraestrutura de Redes, Segurança da Informação, Segurança de Redes de Computadores, Pentest (Testes de Intrusão), Forense Computacional, conhecimento em Linux (Backtrack, Kali Linux, Fedora, Ubuntu, Debian, OpenSuse, CentOS entre outros.), conhecimento em Administração de Windows e Linux; AD, DHCP, DNS, IIS; Administração de Hyper-V; Administração de servidores SQUID, BIND, FTP, SAMBA NFS, IPTABLES; Servidores de email POSTFIX / QMAIL, SENDMAIL; Configuração e execução de Backup; Administração de servidores de HTTP Apache e servidores de aplicação Tomcat, editor VI.
Glauber Alexandre : Certificado LPIC-1, LPIC-2 e Novell Certified Linux Administrator, Desenvolvedor Java, Object Pascal (Delphi), Instrutor de Linux dos Cursos de LPIC-1, Redes Corporativa e Administração de Servidores (Fuctura Tecnologia), Analista de Banco de dados Firebird, Analista de negócios (Sistec Informática), Analista de sistemas, Administrador de Redes Novell, Linux (Mandriva e SuSE), Usuário das distros  Ubuntu e SuSE.
Carlo Seixas Carlo Seixas : Licenciado em Computação UFRPE, atua como analista de redes e telecomunicações para JFPE.  Professor oficial de Ubuntu, Linux, Redes e Virtualização, desenvolveu material didático para a rede SOS – Computadores, em 2008, e para Fuctura – Escola de Software Livre.
Certificado em LPIC-1, LPIC-2, UCP, UCI, RHCSA, RHCE, NCLA, NDCTS, ISO 27002, ITILv3 – Usa as distros Ubuntu, Mint e RedHat
Diego Romero Ayub: diretor da ServHost, graduado em redes pela Unibratec, Pós-Graduado em segurança da informação pela Santa Maria. Tem conhecimento em firewall para aplicações web, monitoramento de servidores, apache, mysql, virtualização em openvz.
Claudinei Claudinei Amaral IBM Systems Storage & Data Security, Channel Manager. Engenheiro Mecatrônico, MPROF em Tecnologia da Informação (CIn) Universidade Federal de Pernambuco e MsC em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Há mais de 20 anos atuando em TI e atualmente Gerente de Canais IBM para a Soluções de Armazenamento e Segurança de Dados. Professor nas cadeiras de Sistemas Operacionais, Organização de Computadores, Sistemas Operacionais Distribuídos.
Caiu Monteiro Caio Monteiro: Tem 25 Anos, 5 deles dedicado a conhecimentos em software livre, possui Técnico em Redes pela Unibratec, Graduando em Gestão de TI pela Faculdade dos Guararapes, especialista em Firewall baseado em FreeBSD e certificação Samba4. Possui vários projetos desenvolvidos nas duas ferramentas.

Atualmente dedica-se a ajudar, melhorar e divulgar as mudanças relacionadas a essa nova etapa doSamba transformando-se Domain Controller, pronto para preencher os espaços deixados pela versão anterior. Neste evento buscará apresentar o Samba4, suas mudanças, diferenças e semelhanças com versões anteriores, bem como com o Domain, Proprietário da Microsoft.

Diogenes Fuctura Diógenes de Souza Leão Filho é entusiasta e divulgador comprometido com o desenvolvimento do software livre. Analista de Sistemas pela NIC (Núcleo de Informática da Católica), graduado em Tecnologia da Informação, é atualmente diretor de negócios da Fuctura Tecnologia, empresa  de consultoria e treinamento em Software Livre, Partner Ubuntu e Partner LPI.Atua desde 2008 como Proctor LPI, divulgando a importância da certificação LPI, sendo responsável pela aplicação de provas LPI no NE. Sua maior contribuição com o movimento SL é através da coordenação do CONSOLINE, Congresso de Software Livre do NE, www.softwarelivrene.org.
Diogo Bacelar : Consultor de T.I. há 10 anos, possui as certificações MCT(Microsoft Certified Trainer), MCSA, VMWare Certified Associate e Comptia Cloud Essentials. Faz parte do time de MTACs onde dissemina conhecimento sobre as tecnologias de infraestrutura e nuvem da Microsoft e sabe o poder que o software livre tem em um datacenter.

A Microsoft desde sempre apoiou este tipo de projeto, agora mais do que nunca, trazendo o compilador do Linux para sua principal plataforma. Nesta palestra, veremos como habilitar o recurso no Windows 10, quais os requisitos e quais as possibilidades open source na plataforma de nuvem da Microsoft o Windows Azure.

Eduardo Sales, trabalha com BLENDER 3D a mais de 10 anos, possui experiencia em Modelagem, Animação e Efeitos visuais, atua como freelance generalista na área de Computação Gráfica
Klaibson Ribeiro: Pos-graduando em Educação Profissional e Tecnológica, Cetiqt/Senai. Graduado em Administração de Empresas, Unisul. Professor no Senai, Unidade São José.
Trabalhou em diversas escolas profissionalizantes como instrutor de informática e rotinas administrativas entre os anos de 2004 à 2009. Autor do ebook LibreOffice Para Leigos, lançado em abril de 2011 e co-autor do ebook LibreOffice Calc Avançado.
Membro da Comunidade LibreOffice Brasil. Membro da TDF (The Document Foundation), entidade responsável pelo LibreOffice. Membro da Associação Solisc, entidade responsável pelo Solisc, maior evento de Software Livre de Santa Catarina.
Otavio Neto:Gestor da OTN SOLUÇÕES, Formado em administração de empresas pela Escola de Aplicação do Recife e Redes de computadores pela Faculdades dos Guararapes, Graduado em Gestão de Sistemas de Informação pela Faculdade Estácio de Sá, se especializando em Mikrotik, coordenador do Flisol Jaboatão dos Guararapes, Atuou como Analista de Infra-estrutura do Grupo Veneza participando da implementação do sistema GLPI e atualmente dedica-se a consultoria voltada para soluções livres em pequenas e médias empresas.
Lisanary Paes Barreto – Pós-graduada em Administração Financeira e Controladoria e Bacharel em Administração com ênfase em marketing.Tem 15 anos de experiência na área administrativa, sendo os últimos 7 anos voltados para área financeira, de contratos e projetos.
Antonio Carlos Navarro – IBM Systems & Technology Group, Power Systems Product Manager Brazil. Engenheiro Eletrônico e MBA em Marketing pela Fundação Don Cabral. Há mais de 25 anos atuando em TI e atualmente Gerente de Produto IBM para a plataforma Power Systems. Professor para a matéria em Gestão Estratégica de TI. Consultor Técnico para a elaboração da Revista Power Channel no Brasil.
Henrique Foresti é mineiro, natural de Varginha, atua nas áreas de Robótica e Eletrônica Embarcada. É engenheiro de sistemas do Bio Robotics Fusion, área que desenvolve a Robótica e Biologia Sintética no CESAR, idealizador da plataforma Robô Livre  e professor do curso tecnólogo em Engenharia Mecatrônica do SENAI.
Graduou-se em Ciências da Computação pela UEMG e é Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE. Atua também como curador dos principais eventos de Robótica e Tecnologia da América Latina e desenvolve projetos de pesquisa e inovação em parceria com diversas instituições, em especial nas áreas de robôs domésticos,  robótica pedagógica, robôs terrestres, veículos aéreos não tripulados e plataformas de telemetria, processamento e comunicação.

 

PRÓXIMO

Sábado, 26/11/16
19º Edição



PATROCINADORES

IBM

TEMAS

Vantagens do Software Livre

Porque Linux

Oficina Hacker

Oficina Java

Robótica com Arduino

Oficina Android

Aprenda a usar o Arduino

Oficina Python

Suite LibreOffice

Oficina Blender

Certificação LPI

APOIO

red hat

Espírito Livre

OpenSuse

Debian

OpenRedu

CERTIFICADO